A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu, na noite desta terça-feira, que “teve uma boa conversa” com o presidente dos EUA, Donald Trump, e que a Comissão Europeia “vai apresentar em breve o seu 19º pacote de sanções, que visam as criptomoedas, bancos e energia”.
I had a good call with @POTUS on strengthening our joint efforts to increase economic pressure on Russia through additional measures.
The Commission will soon present its 19th package of sanctions, targeting crypto, banks, and energy.
Russia’s war economy, sustained by revenues…
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) September 16, 2025
“A economia de guerra da Rússia, sustentada pelas receitas dos combustíveis fósseis, está a financiar o derramamento de sangue na Ucrânia”, acrescentou a líder alemã. “Para pôr fim a isso, a Comissão proporá acelerar a eliminação gradual das importações de fósseis russos.”
Recorde-se que esta terça-feira, o gabinete de Volodymyr Zelensky indicou que a União Europeia adiou a adoção do seu 19º pacote de sanções contra a Rússia. Vladyslav Vlasiuk, conselheiro presidencial sobre política de sanções, disse ao ‘Kyiv Post’ que o atraso provavelmente se deve “a questões técnicas [não especificadas]” e à coordenação com parceiros da UE, e não a razões políticas. “Isso pode significar uma tentativa de adicionar algumas propostas significativas ao pacote”, salientou Vlasiuk. O pacote, segundo o jornal ‘POLITICO’, estava originalmente agendado para esta quarta-feira, mas viria a ser removido da agenda dos representantes permanentes da UE.
De acordo com as fontes citadas pela publicação, o atraso ocorreu devido à pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, que pediu aos países da NATO que parem de comprar petróleo russo. Hungria e Eslováquia continuam a ser os principais compradores de petróleo russo dentro da UE e ainda não interromperam as compras.

















