UE vai revelar 19º pacote de sanções à Rússia após conversa com Trump, garante Von der Leyen

Gabinete de Volodymyr Zelensky indicou que a União Europeia adiou a adoção do seu 19º pacote de sanções contra a Rússia

Francisco Laranjeira
Setembro 17, 2025
10:37

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, garantiu, na noite desta terça-feira, que “teve uma boa conversa” com o presidente dos EUA, Donald Trump, e que a Comissão Europeia “vai apresentar em breve o seu 19º pacote de sanções, que visam as criptomoedas, bancos e energia”.

“A economia de guerra da Rússia, sustentada pelas receitas dos combustíveis fósseis, está a financiar o derramamento de sangue na Ucrânia”, acrescentou a líder alemã. “Para pôr fim a isso, a Comissão proporá acelerar a eliminação gradual das importações de fósseis russos.”

Recorde-se que esta terça-feira, o gabinete de Volodymyr Zelensky indicou que a União Europeia adiou a adoção do seu 19º pacote de sanções contra a Rússia. Vladyslav Vlasiuk, conselheiro presidencial sobre política de sanções, disse ao ‘Kyiv Post’ que o atraso provavelmente se deve “a questões técnicas [não especificadas]” e à coordenação com parceiros da UE, e não a razões políticas. “Isso pode significar uma tentativa de adicionar algumas propostas significativas ao pacote”, salientou Vlasiuk. O pacote, segundo o jornal ‘POLITICO’, estava originalmente agendado para esta quarta-feira, mas viria a ser removido da agenda dos representantes permanentes da UE.

De acordo com as fontes citadas pela publicação, o atraso ocorreu devido à pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, que pediu aos países da NATO que parem de comprar petróleo russo. Hungria e Eslováquia continuam a ser os principais compradores de petróleo russo dentro da UE e ainda não interromperam as compras.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.